Fone: (19) 3425-1154 | 3415-3103 | 3415-1144
saopaulocestas@terra.com.br

Whatsapp: (19) 98125-9315

Rua Rafaela Zanin, 167

Parque Conceição II - Piracicaba-SP

CEP:13412-410

CENTRO DE REABILITAÇÃO PIRACICABA

Histórico

Há 54 anos, Piracicaba não dispunha de tratamento especializado para pessoa com deficiência, as quais eram encaminhadas através do Serviço Social Municipal para o Hospital das Clínicas em São Paulo para receberem o treinamento adequado.

Diante de tais circunstâncias, viu-se a necessidade de criar em Piracicaba um local que proporcionasse tratamento especializado e contínuo e comodidade às famílias residentes no município e em cidades vizinhas.

Assim, algumas famílias se uniram e pensaram em um local com equipamentos e técnicas voltadas à reabilitação da pessoa com deficiência. Essa iniciativa deu origem ao Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP).


CRP hoje

O CRP é uma entidade sem fins lucrativos que promove um conjunto articulado de ações, de relevância pública e social e de diversas políticas no enfrentamento das barreiras implicadas pela deficiência e pelo meio, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como a autonomia, a independência, a segurança, o acesso aos direitos e à participação, plena e efetiva, na sociedade.

Na busca pelo protagonismo social das pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla e pelo fortalecimento de suas famílias, o CRP presta serviços gratuitos nas áreas Terapêutica, Educacional, Centro Dia e Emprego Apoiado.

Atualmente o CRP atende gratuitamente uma média de 450 pessoas com deficiência e suas famílias. Oferece apoio desde o nascimento até a idade adulta em três setores de atuação de acordo com a faixa etária: 0 a 17 anos e 11 meses (Área Terapêutica), 07 a 29 anos e 11 meses (Área Educacional), 15 a 59 anos (Emprego Apoiado) e 18 a 60 anos (Centro Dia).

A organização funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Rua Almirante Barroso, 500, São Judas Tadeu, Piracicaba. Informações pelo facebook/instagram @centrodereabilitacaopiracicaba,  site http://www.crp.org.br e telefone (19) 3437-7200.


Atendimento

O Centro Dia é um espaço de convivência e de apoio as pessoas com deficiência, denominado por nosso atendidos como Espaço Amizade, local para construir vínculos e apoios. Cuidar de quem cuida também é nosso objetivo, proporcionando espaços de escuta e de fortalecimentos, pensando em uma rede de apoios e cuidado.

O Emprego Apoiado é um método que visa a inclusão no mercado competitivo de trabalho de pessoas em situação de incapacidade mais significativa; respeitando e reconhecendo suas escolhas, interesses, pontos fortes e necessidades de apoio. O CRP é associado a Associação Nacional do Emprego Apoiado (ANEA).

A Área Educacional é representada pela Escola de Educação Especial "João Guidotti", um centro de educação que oferece ensino especializado e individualizado em Ensino Fundamental (Fase I e Fase II), composto por uma diretora escolar, uma orientadora pedagógica, por professores especializados, auxiliares de classe, psicólogos, e assistentes sociais. As aulas ministradas na escola criam a conscientização de convivência social nos alunos e o currículo é enriquecido com aulas de Educação Física, Capoeira, Música e Informática.

A Área Terapêutica é responsável pela realização de análises profissionais, que buscam estimular todas as áreas do desenvolvimento psicomotor da criança. Dispõe de profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Estimulação Precoce, Psicologia, Serviço Social e Médicos nas especialidades de neurologia e ortopedia.


Princípios

Abaixo os princípios que norteiam a organização e que visam manter a excelência nos serviços prestados pelo Centro de Reabilitação Piracicaba:

Missão

Apoiar a pessoa com deficiência buscando seu desenvolvimento e independência, defendendo a garantia de direitos e construindo uma sociedade livre de barreiras.

Visão de futuro

Ser um centro de referência de soluções inovadoras para uma sociedade mais inclusiva.

Valores

Ética, Excelência, Inovação, Respeito e Trabalho em equipe.


Como o CRP se mantém?

O CRP se mantem com verbas advindas de: parcerias com órgão públicos como a Prefeitura de Piracicaba através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com as Prefeituras de Saltinho, Charqueada e Rio das Pedras e com a Secretaria Estadual da Educação (SEE); captação de doações: através de Teledoações; geração de renda própria: através do Bazar, de Eventos e de Nota Fiscal Paulista; imposto de renda: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDECA).

16 views